SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL. Tecnologia do Blogger.

O que é a Psicopedagogia Popular

Psicopedagogia Popular é um movimento iniciado no Estado do Piauí em Teresina por um grupo de psicopedagogos em prol da luta pela Regulamentação e Valorização do profissional Psicopedagogo que ficou conhecido como a I Ação Voluntária de Psicopedagogia sob a coordenação da psicopedagoga Jossandra Barbosa.

I Ação Voluntária de Psicopedagogia

O projeto começou com um dia de atividade em uma praça pública da cidade de Teresina com atividades de orientação a sociedade, palestras na Praça, distribuição de panfletos e atividades educativas com as pessoas que pararam para participar do evento.

Da Esquerda para Direita
Psicopedagoga Andréia Denise, Psicopedagoga Angela, Psicopedagoga Maria da Cruz, Psicopedagoga Creusa , Psicopedagoga Jossandra Barbosa, Psicopedagoga Rita e Psicopedagoga Aurineide.

A ação voluntária nacional de psicopedagogia  foi realizada pela primeira vez no dia 22 de Fevereiro de 2013.

O projeto foi um sucesso e teve  apoia de outras cidades que também realizaram o evento. Na Bahia o movimento foi realizado pelos psicopedagogos do NAPS na cidade de Feira de Santana.

Durante a ação foram levadospara praças públicas temáticas sobre as atividades realizadas pela psicopedagogia. Foram utilizados muitos cartazes:


Um dos principais objetivos desta ação popular foi a divulgação do trabalho do psicopedagogo.


Durante o dia todo, as psicopedagogas se reversaram para falar sobre o que é a psicopedagogia, o que ela faz, porque ela é importante e o que ela pode fazer para a sociedade brasileira.

Em Teresina também  a  Psicopedagoga Andréia Denise mergulhou no mundo da fantasia com contação de histórias usando uma fantasia de cachorro.

II Ação Voluntária de Psicopedagogia


A fim de continuar a luta pela valorização , reconhecimento e popularização da psicopedagogia foi realizado em 2014 a II Ação Voluntária de Psicopedagogia no Bairro Dirceu Arco Verde em Teresina.
A segunda ação foi realizada gratuitamente com Palestras e Oficinas.

Estiveram presentes o grupo RECICLAGEM MISSIONÁRIA  DA COMUNIDADE CASA DE ISRAEL



 O evento contou com palestras sobre vários temas da psicopedagogia e educação, além de lanches arrecardardos através de doações e atividades recreativas, oficinas de artesanato, vídeos, tudo realizado por colaboradores que doaram seu trabalho.





 


Seminário de Educação e Psicopedagogia Popular



Sob a organização da psicopedagoga Jossandra Barbosa foi realizado em Teresina três Seminários populares com a participação de psicopedagogos de Teresina, Picos, Cidades Maranhenses, dos Estados do Mato Grosso , Bahia , Rio Grande do Sul e Pará.. O evento foi realizado em três etapas uma em março de 2013 na Escola Municipal Maria do Socorro , a segunda em outubro de 2014 na Sala Torquato Neto, 22 de Outubro de 2014 no Teatro Municipal de Teresina "4 de Setembro".



1ª Seminário Maio/2013
Tema: Os caminhos para o Fracasso Escolar



2º Seminário Outubro de 2013
Tema: Os caminhos para o Sucesso Escolar



3º Seminário Outubro de 2014
Tema: Vencendo as Dificuldades e Transtornos de Aprendizagens



Divulgação da Psicopedagogia em Programas de TV




Continuamos durante o ano de 2014 divulgando a psicopedagogia nos meios de comunicação e redes sociais. A fim de mostrar a sociedade o que o psicopedagogo pode fazer pelas crianças, jovens e adultos com problemas de aprendizagens. Também chamando a atenção da própria classe para sua real valorização.

A luta pela Valorização e Popularização do Trabalho do Psicopedagogo


Em todos os eventos realizados ou em que a psicopedagoga Jossandra Barbosa se fez presente falamos da importância da valorização dos profissionais de psicopedagogia e sua inserção nos diferentes ambientes de trabalho.

Congresso de Educação em Araripina- Pp. Jossandra Barbosa falando sobre a importância do Psicopedagogo na Educação Brasileira.

Em outubro de 2014 levamos a psicopedagogia para o Criança Feliz realizado pela TV clube filiada a Rede Globo com um dia inteiro de atividades e orientações psicopedagógicas para as pessoas dos bairros e vilas da periferia da cidade.



A criação do Sindicato de Psicopedagogia do Piauí



A luta pela psicopedagogia popular e necessidade de representação e de luta pelos direitos trabalhistas em psicopedagogia um grupo de psicopedagogos realizou o I Fórum de debate popular de psicopedagogia e fundou o 1º sindicato de psicopedagogia do Brasil dando assim caráter jurídico a luta pela popularização e valorização dos psicopedagogos no Estado do Piauí e no Brasil.


A partir da Criação do Sindicato de Psicopedagogia do Piauí outros Estados começaram a formação de seus sindicatos. Onde hoje encontra-se em processo de formação o Sindicato  dos Psicopedagogos do Estado da Paraíba, o Sindicato  dos Psicopedagogos do Estado do Pernambuco, o Sindicato  dos Psicopedagogos do Distrito Federal e o Sindicato dos Psicopedagogos do Estado de São Paulo.

A criação dos sindicatos é um movimento linear e crescente que tornará a categoria mais unida em prol da valorização da carreira. Pois ele representa juridicamente os interesses dos trabalhadores em psicopedagogia em todos os ambientes de trabalho.

O grupo Psicopedagogiando


O grupo psicopedagogiando contribui e contribui com a Psicopedagogia Popular foi o primeiro grupo a discutir a carreira abertamente entre os profissionais, criado e coordenado pela psicopedagoga Jossandra Barbosa em 2012 o grupo realizou até o momento 85 estudos  entre palestras, debates e grupos de estudos sobre psicopedagogia, criou a maior rede de intercâmbio entre os profissionais, disponibilizando leituras , informações, dicas e materiais para os psicopedagogos iniciantes e os já na carreira ou para aqueles que já haviam desistido da profissão.
O site do grupo psicopedagogiando já atingiu mais de UM MILHÃO de acessos mostrando sua importância e sendo referência em todo o Brasil. O grupo hoje mantem-se com 400 profissionais representados por todos os estados brasileiros em 4 grupos no WhatsApp com estudos semanais.

Em fim o que é a Psicopedagogia Popular?


Entendemos que popular significa chegar ao POVO. Povo é toda a população e não apenas uma parte dela. Psicopedagogia Popular é a luta pela valorização do psicopedagogo, reconhecimento da profissão mas acima de tudo a divulgação do que é a psicopedagogia.

Durante muitos anos somente pessoas de alto poder aquisitivo levavam seus filhos aos tratamentos psicopedagógicos, poucos trabalhos públicos foram realizados. As discussões da área centravam em alguns congressos e encontros anuais com altos custos de participação, altas taxas de filiação a entidades de psicopedagogia, centralização de decisões em poucos grupos de destaque na área psicopedagógica fizeram com que milhares de alunos saíssem frustados de seus cursos por não encontrar vaga no mercado de trabalho ou por tantas barreiras burocráticas para atuar como profissional o que resultou em uma grande parcela de psicopedagogos que abondaram a psicopedagogia ou não acreditaram e nem lutaram por ela.

 Uma pergunta que norteia a psicopedagogia popular é: Como vão reconhecer o nosso trabalho se a sociedade não sabe o que podemos fazer por ela ou se mesmo os psicopedagogos não sabem seus direitos e deveres e nem como lutar pela profissão?

As respostas a estas perguntas são lemas da Psicopedagogia Popular. Levar os conhecimentos da Psicopedagogia a todos e a qualquer lugar.Principalmente ao profissional psicopedagogo.

A psicopedagogia Popular defende:
  •  que a psicopedagogia deve estar presente em todos os ambientes de trabalho humano ( institucionais, empresas, clínicos, hospitalares, assistenciais, voluntariados, etc) como também em ambientes como Igrejas, Projetos Sociais, Shoppings, Novelas, Telejornais, Revistas , Livros , numa conversa nas calçadas, ou seja em todo lugar.
  •  a reorganização dos cursos de psicopedagogia para que não sejam ofertados disciplinas separados (como acontece hoje onde se separa clínico e institucional). Entendemos como clínico método e clínica ambiente de trabalho desta forma o curso de psicopedagogia deve ser completo e deve oferecer ao psicopedagogo todo o conteúdo para que ele possa usar em qualquer ambiente de trabalho. 
  •  a criação dos sindicatos de psicopedagogia por todo o Brasil a fim de lutar pelos direitos trabalhistas do psicopedagogo de trabalha de forma autônoma ou privada.
  • a criação de um conselho federal de profissão para organizar os profissionais e assim surgir diretrizes profissionais;
  • abertura de mais concursos para psicopedagogos para as escolas públicas.
  • a inclusão do psicopedagogo do sistema único de saúde ambulatorial e de internação pediátricas.
  •  a criação de mais cursos de Psicopedagogia em nível de graduação nas universidades públicas e privadas.
  • a inclusão dos atendimentos psicopedagógicos terapêuticos nos planos de saúdes.
  • a criação de centros municipais de atendimentos psicopedagógicos para atender as crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem oriundas do ensino publico.
  • acessibilidade de informação sobre a profissão aos psicopedagogos.
  • eventos populares de capacitação profissional.


Sonhamos com uma psicopedagogia para todos, em todas as cidades brasileiras, onde o profissional de psicopedagogia possa identificar-se com a profissão, amá-la e lutar por ela. Sendo valorizado e remunerado adequadamente.

Desta forma todas as ações descritas nesta página mostram que é possível levar a psicopedagogia para ambientes fora de congressos, salas de aulas ou cursos de formações. Mostra mais ainda que as pessoas têm sede de conhecimento e se encantam com a psicopedagogia quando às apresentamos seus benefícios. 

Acreditamos que se a População Brasileira como um todo, em todas as camadas populares conhecerem o trabalho do psicopedagogo o trabalho deste profissional vai ser mais requisitado. Mais cargos nos postos de saúde serão ofertados, mais escolas vão contratar este profissional, mais concursos irão trazer vagas para o psicopedagogo além de que mais clientelas terão os que atendem em espaços clínicos. 

Mas também defendemos que o psicopedagogo seja um profissional acessível. Que ele possa contribuir com seus conhecimentos com outras áreas, trabalhando em equipes multidisciplinares sendo respeitado e conhecendo os limites de sua função.

Quantas pessoas somente no Brasil não conhecem a psicopedagogia? Quantos deixaram de aprender porque não tiveram a oportunidade de diagnóstico e intervenção precocemente ou de um professor com um olhar diferenciado para as dificuldades de aprendizagem.

Sabemos que esta não é uma luta fácil. Também sabemos que ela é possível. Ela já começou. Agora brotou o desejo do seu coração de fazer parte deste grande movimento. Venha para a psicopedagogia popular. Seja um defensor da psicopedagogia para TODOS.

Por que um Congresso de Psicopedagogia Popular?


O principal objetivo deste evento é discutir valorização, motivação e ambiente de trabalho do psicopedagogo. É um congresso realizado com psicopedagogos que vão mostrar sua prática em seu ambiente de trabalho. Vão discutir e mostrar soluções. Trazendo de forma simples e popular conhecimento a aqueles que participarão do evento.
Além de trabalhar temas práticos do dia-dia do psicopedagogo o Congresso traz oportunidade de apresentações de trabalhos não só didáticos mas de sua prática profissional. 
O evento tem baixo custo pois não visa lucros para seus organizadores. Todos os seus palestrantes estão doando suas palestras e suas participações em prol do movimento popular de psicopedagogia. Porque acreditamos que JUNTOS SOMOS MAIS FORTE e se os profissionais forem bem capacitados e informados atuarão com dignidade, confiança e respeito em seus locais de trabalho.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por seu contato. Responderemos em Breve.

 

NOSSOS SITES

Filie-se Já!

Filie-se Já!
Juntos somos mais Fortes

DIRETORIA NACIONAL

DIRETORIA NACIONAL
Conheça a diretoria